ENTRESSAFRA

Primeiro Traço - Manual descomplicado de roteiro é o pretensioso título do livro que acabei de lançar em Salvador, pela EDUFBA, com apoio da FAPESB.
Trata-se de um manual de iniciação às questões da narrativa audiovisual de ficção. Nele, procuro fazer uma introdução ao processo criativo, às funções do formato do roteiro enquanto texto e às heranças das narrativas ditas clássicas. Não procuro discutir as altas e últimas questões das poéticas das narrativas contemporâneas (talvez venha a fazer isso um dia) , mas as primeiras noções de que um leigo interessado no assunto precisaria dispor para começar sua viagem. Bom uso!
A venda nas lojas da EDUFBA. Para saber onde mais, o e-mail deles é coedufba@ufba.br

A Oficina de Roteiro é um curso de iniciação ao Roteiro com quarenta horas de aulas. Tem acontecido aos sábados, das 14 às 18 horas. A última Oficina encerrou-se em julho de 2007. Fizemos a leitura do primeiro tratamento do roteiro que teve o título provisório de "Seqüestro de Coração". Não há previsão ainda de quando faremos a próxima. A duração prevista é de três meses, mas ainda falta acertar detalhes e acomodar a agenda. Assim que possível, começamos a divulgação. Até lá, aceitamos reservas:
rduarte@svn.com.br
A Oficina Permanente de Roteiro acontece uma vez por semana, partir das 19 horas. É uma prática de desenvolvimento de roteiro, com orientação individual. Turmas de até 10, com pré-requisito: já ter prática ou ter cursado antes a Oficina de Roteiro. Dá para pegar o bonde a qualquer momento. Havendo interesse, podemos montar uma turma. Informações: rduarte@svn.com.br

Como se inscrever

Se você quiser mais informações ou fazer reserva para uma futura Oficina mande um e-mail para rduarte@svn.com.br

O que é a Oficina de Roteiro

Um curso de roteiro que vem sendo oferecido desde 1993 em Salvador, Bahia, Brasil. Tem carga horária de 40 horas e em geral é oferecido a turmas de 20 alunos por vez. A Oficina é uma introdução geral à composição de histórias de ficção para registro em suporte audiovisual. Isto é, histórias para serem contadas em filmes ou vídeos. Neste curso, o aluno é iniciado nas questões básicas da narrativa; da linguagem video/cinematográfica; das estruturas dramáticas; dos personagens, diálogos e funções dramatúrgicas; do roteiro enquanto texto, suas funções, seu formato, sua linguagem e, por fim, em diferentes formas de organizar e entrar no processo de criação e desenvolvimento de histórias.

O que é a Oficina Permanente

A Oficina Permanente é um trabalho semanal de acompanhamento de roteiros desenvolvidos por pessoas que já tenham alguma experiência anterior com roteiro ou ex-alunos das Oficinas. A cada encontro, um participante apresenta o estágio alcançado no desenvolvimento de seu roteiro e ouve contribuições do orientador e dos outros participantes.
A idéia é que todos aproveitem da experiência de cada um.
Eventualmente, são feitas apresentações teóricas sobre técnicas e assuntos relacionados com os momentos criativos vividos pelos participantes.


quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Oficina Permanente de Roteiro


Projeto antigo.
Uma roda de criadores de histórias.
Uma roda de roteiristas.
A obrigação artificial de prestar contas aos outros como empurrão no processo de criação.
Todas as terças à noite, depois das 19 horas, cada um apresentando seu projeto ou a evolução deste. Ouvindo os comentários dos outros, partilhando conquistas e perplexidades.
Neste caso, há pré-requisito: já ter familiaridade com a linguagem do audiovisual, já ter escrito roteiros antes, conhecer as técnicas básicas.
Vamos lá?

Um comentário:

Unknown disse...

Acho uma boa idéia, topo de primeira, mas preciso saber se você continua o mesmo chato e instigador de sempre, senão acho que não vai ter graça!!! Brincadeiras a parte, acredito que pode ser uma boa oportunidade pra dai surgir um mercado profissional de roteiristas, que vejo no caso do Brasil e ainda mais da Bahia muito pouco explorado!! Espero noticias!! Abraços pernambucanos!! Visse?