ENTRESSAFRA

Primeiro Traço - Manual descomplicado de roteiro é o pretensioso título do livro que acabei de lançar em Salvador, pela EDUFBA, com apoio da FAPESB.
Trata-se de um manual de iniciação às questões da narrativa audiovisual de ficção. Nele, procuro fazer uma introdução ao processo criativo, às funções do formato do roteiro enquanto texto e às heranças das narrativas ditas clássicas. Não procuro discutir as altas e últimas questões das poéticas das narrativas contemporâneas (talvez venha a fazer isso um dia) , mas as primeiras noções de que um leigo interessado no assunto precisaria dispor para começar sua viagem. Bom uso!
A venda nas lojas da EDUFBA. Para saber onde mais, o e-mail deles é coedufba@ufba.br

A Oficina de Roteiro é um curso de iniciação ao Roteiro com quarenta horas de aulas. Tem acontecido aos sábados, das 14 às 18 horas. A última Oficina encerrou-se em julho de 2007. Fizemos a leitura do primeiro tratamento do roteiro que teve o título provisório de "Seqüestro de Coração". Não há previsão ainda de quando faremos a próxima. A duração prevista é de três meses, mas ainda falta acertar detalhes e acomodar a agenda. Assim que possível, começamos a divulgação. Até lá, aceitamos reservas:
rduarte@svn.com.br
A Oficina Permanente de Roteiro acontece uma vez por semana, partir das 19 horas. É uma prática de desenvolvimento de roteiro, com orientação individual. Turmas de até 10, com pré-requisito: já ter prática ou ter cursado antes a Oficina de Roteiro. Dá para pegar o bonde a qualquer momento. Havendo interesse, podemos montar uma turma. Informações: rduarte@svn.com.br

Como se inscrever

Se você quiser mais informações ou fazer reserva para uma futura Oficina mande um e-mail para rduarte@svn.com.br

O que é a Oficina de Roteiro

Um curso de roteiro que vem sendo oferecido desde 1993 em Salvador, Bahia, Brasil. Tem carga horária de 40 horas e em geral é oferecido a turmas de 20 alunos por vez. A Oficina é uma introdução geral à composição de histórias de ficção para registro em suporte audiovisual. Isto é, histórias para serem contadas em filmes ou vídeos. Neste curso, o aluno é iniciado nas questões básicas da narrativa; da linguagem video/cinematográfica; das estruturas dramáticas; dos personagens, diálogos e funções dramatúrgicas; do roteiro enquanto texto, suas funções, seu formato, sua linguagem e, por fim, em diferentes formas de organizar e entrar no processo de criação e desenvolvimento de histórias.

O que é a Oficina Permanente

A Oficina Permanente é um trabalho semanal de acompanhamento de roteiros desenvolvidos por pessoas que já tenham alguma experiência anterior com roteiro ou ex-alunos das Oficinas. A cada encontro, um participante apresenta o estágio alcançado no desenvolvimento de seu roteiro e ouve contribuições do orientador e dos outros participantes.
A idéia é que todos aproveitem da experiência de cada um.
Eventualmente, são feitas apresentações teóricas sobre técnicas e assuntos relacionados com os momentos criativos vividos pelos participantes.


terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Da última vez...



A última edição da Oficina de Roteiro aconteceu entre setembro e dezembro do ano passado. Teve lotação esgotada, chegou a 26 participantes, incluindo três indicados do UEC. Foi um trabalho bem interessante que culminou com a formação de sólidas amizades e com a criação da história de uma babá que se envolve num triângulo amoroso - um quadrado, se incluirmos a criança. É claro que nestes tempos de políticas corretas incluímos a criança nas relações de afeto, não nos desdobramentos sexuais destas relações. O título não chegou a ser definido, apesar de muitas tentativas. De minha parte, apelidei a história/filme de "A ama-seca". O filme conta a história de uma casal moderno, ele designer e ela violoncelista de orquestra, que contrata um babá para sua pequena filha e recebe uma moça sensível e tímida. Forma-se um triângulo amoroso que evolui para um acordo inesperado. Se quiser saber mais, espere o lançamento do filme. Brevemente, poderemos publicar o roteiro na internet.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que estará por trás desta oficina? uma conspiracao? sua foto está ótima, roberto!
parece bergman!
boa sorte com a nova turma!